© Copyright 2015 Corbis Corporation

Essa seção é dedicada à informação de cuidadores (pais ou responsáveis) com o objetivo de esclarecer questões relacionadas à saúde orofacial de crianças e adolescentes. As informações são baseadas em pesquisas de boa qualidade ou na melhor evidência disponível para cada assunto 😉 


© Copyright 2010 CorbisCorporation

Odontologia para bebês

Época de aparecimento dos dentes

Os dentes do bebê começam a aparecer por volta dos seis meses de idade mas o primeiro dente pode vir antes ou depois dessa idade.

Muitas mães se preocupam com alterações de época e começam a comparar seus filhos com outras crianças. Tanto o aparecimento precoce como atraso na irrupção de dentes não deve ser motivo de preocupação já que é comum e na maioria  das vezes não representam uma condição de doença. No entanto é importante que a criança seja avaliada pelo Odontopediatra para que se tenha certeza da condição clínica.

Os bebês e a cárie…

Seu bebê pode ter cárie e dor sim!! Cuidado! Desde que o dente aparece na boca, fica sujeito ao aparecimento de cárie. Muitos não sabem mas é possível que bebês precisem até fazer tratamento de canal por esse motivo. 

Prevenção é tudo! Cuide da alimentação do bebê para que seja saudável, sem açúcar, regulada nos horários e… mamadeira durante a noite nem pensar!!

Muito importante: escove os dentes dele com pasta que contenha flúor (quantidade mínima: equivalente a um grãozinho de arroz cru). Além da proteção imediata, você também estará educando sua criança para um importante hábito de higiene

© Copyright 2010 CorbisCorporation

Mais informações sobre esse tema, vocês podem encontrar na matéria disponível no site Terra e que foi feita com a participação do meu colega e amigo Prof Dr Fausto Medeiros Mendes.

Anúncios