Odontopediatras, acordem para o sono!!

Como é o sono da criança que você está atendendo? Não sabe?? Então é bom começar a procurar saber… Mas o que tem a ver dentes com sono??
Ai ai ai… Primeiro vamos parar com essa história que “dentista” só olha dente!! Vamos sair da caixinha?? Aliás, não gosto de jeito nenhum dessa palavra “dentista”… :/ Nem o “cirurgião” na frente ajuda na designação da nossa profissão. Essa denominação de “Cirurgião Dentista” limita muito e nós fazemos mais do que cuidar de dentes… 😦
Bom, mas isso é outro assunto. O tema de hoje é sono!!!

Muitas pesquisas mostram a importância do sono reparador e correto para a saúde geral do indivíduo e as crianças precisam muito ter uma boa qualidade de descanso.  No entanto, elas não estão conseguindo alcançar a quantidade de sono necessária e alterações têm sido percebida pelos cuidadores: veja esse estudo 😉  E essa historinha de deixar as crianças irem p a cama com celulares, hein? Piora ainda mais a questão! :/  Olha aí o slide abaixo… 😦

sono criança celular

Para quem se interessa por bruxismo e DTM em crianças, o estudo do sono infantil é essencial…

Sono sem qualidade influencia na percepção de dor dos indivíduos e isso precisa ser levado em conta. Pesquisa recente do Vierola e cols,. mostraram que o sono agitado está associado com DTM e cefaleia em crianças de 6 a 8 anos de idade. Clique aqui e procure saber mais sobre esse estudo.

O bruxismo do sono também tem sido associado com baixa qualidade de sono e uma revisão sistemática com metanálise de autores chineses,  saindo do forno reforça essa informação para a gente:  What sleep behaviors are associated with bruxism in children? A systematic review and meta-analysis.

Vou deixar aqui também um link para um artigo que disponibiliza um questionário para avaliação do sono e está em português. Leiam o artigo todo para saber sobre o contexto e apliquem o conhecimento na prática clínica 😀
Validação para Língua Portuguesa de Duas Escalas para Avaliação de Hábitos e Qualidade de Sono em Crianças:  Clique aqui!!
Existem muitos outros que também se propõe a avaliar o sono infantil… Pesquisem outros também… 😉

E aí, pessoal? Vamos estudar mais sobre sono e procurar saber como o nossos pacientes estão dormindo?

sleep bruxism child hispanic

Mas antes de encerrar o post, preciso agradecer a todos os colegas que me dão o privilegio de trabalhar em projetos tão bacanas!! Do mês passado até agora estive em compromissos acadêmicos que me deixaram cheia de alegria e motivação!! 😀 Olha só que legal:

  • Congresso Brasileiro de Odontopediatria  – Gramado 
  • Congresso Brasileiro de Dor Orofacial da SBDOF  – São Paulo
  • Congresso de Bauru – FOB – 
  • Congresso de Odontologia do Piauí – CIOPI – Teresina
  • Curso na ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia) – PA – Belém

As especialidades e toda Odontologia fazendo bonito, mostrando que os espaços podem ser preenchidos com muita Ciência e trabalho sério!!

Apesar de percalços, que fazem parte, estou orgulhosa da nossa Odontologia!!! Precisamos continuar no estudo, sem dar ouvidos para as baboseiras que aparecem pelo caminho e seguir a meta principal: fazer o melhor para o nosso paciente!
Bj gd moçada e até a próxima!

P.S  – A propósito, adorei Belém!! Não conhecia… E lá haverá o Congresso de Ortodontia da ABOR em outubro. #ficaadica 😉 Galera lá tá caprichando muitooo!!! 😀

ABOR pará 2017

 

Anúncios

6 comentários sobre “Odontopediatras, acordem para o sono!!

  1. Rosana Gama disse:

    Sempre muito bom suas publicações! Temos que estudar muito sobre o sono das crianças que cuidamos. Assim como questionamos a dieta alimentar temos que inserir na nossa anamnese o sono .
    ” Durante a infância , para uma correta aprendizagem e desenvolvimento psíquico é necessária vitalidade física e psíquica, sendo ambas diretamente relacionadas com a qualidade do sono.”..

    Curtir

  2. Pati Nodomi disse:

    Professora querida!!!!
    Lembrei da sua aula maravilhosa ao questionar uma mãezinha sobre o bruxismo da paciente. Fui questionando até achar o problema, eis que pergunto se ela dorme em um lugar tranquilo e escuro e ela responde: ela dorme assistindo TV e com a luz ligada, às vezes até com música ligada ao mesmo tempo (!!!!). Orientei a mãe a colocá-la para dormir em um lugar tranquilo, sem TV, sem barulho. E não é que ela parou de ranger? A mãe disse que as vezes ainda escuta, mas diminuiu bastante! Feliz em aplicar o que aprendi, obrigada por todo o ensinamento! Grande bjo!

    Curtir

    1. adrianaliraortega disse:

      Pati, sua linda!!! A gente pode contribuir muito para a saúde das crianças fazendo esse alerta aos pais. Mas espero que vc tenha feito todas as perguntas de fatores de risco p o bruxismo, né?? hehehe
      Muito querida!!! Bjão p vc tb!! :*

      Curtir

  3. Fernanda disse:

    Olá professora Adriana! Muito legal, isto me interessa bastante. Gostei dos questionários e do artigo explicativo. Porém não sei direito como usar isso. Pensei em fazer realmente uma consulta a parte aplicando isto para os pacientes que tem bruxismo, mas no final, o que eu como odontopediatra poderei oferecer para mãe? Resultado de como está o sono, mas como eu podere agir? Como eu poderei com o resultado em mãos dar soluções para mãe? Pois é isso que elas vão buscar, até para quererem pagar por essa consulta…..Ainda me sinto perdida neste sentido.

    Curtir

    1. adrianaliraortega disse:

      Oi Fernanda!! Uma vez que os questionários fornecem indícios de um sono não reparador, o Odontopediatra deve encaminhar o paciente para profissionais capacitados em Medicina ou Odontologia do Sono. Mas não esqueça que sua atenção para esse ponto já vai fazer de você uma Odontopediatra diferenciada! Mas se gostar do assunto, pode fazer um curso e se capacitar tb. Que tal? 😉
      Obg pela sua atenção e pelo seu questionamento, super pertinente!! 😀
      Gd abç!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s