Toxina botulínica em crianças para “tratar/controlar” bruxismo???

Atenção colegas Odontopediatras!!! Vamos conversar sério sobre isso? Tem aumentado o relato de colegas que estão recomendando e empregando toxina botulínica (TB) para casos de bruxismo do sono (BS) infantil….
Opa!! Essa prática precisa de uma séria e responsável reflexão científica!

Criança com alterações neuromotoras, principalmente as com paralisia cerebral, são beneficiadas com o uso da TB que faz parte de um programa reabilitador interdisciplinar. OK! A TB nesses casos diminui a espasticidade e esse uso parece ser seguro e efetivo, segundo recente revisão sistemática sobre  tema: clique aqui.  Mas prestem atenção!!  A musculatura em questão é principalmente apendicular e não se avaliou bruxismo nesse contexto.

Mas quanto ao uso para casos de BS? Primeiro existe uma questão a ser discutida… Porque mesmo diminuir a atividade muscular? O bruxismo do sono em várias situações tem função de protetor do organismo. Que tal estudar mais um pouquinho sobre as interações motoras do bruxismo e as autonômicas do sistema nervoso central?
Sugiro que comece por aqui… clique aqui, aqui e aqui também! O movimento mandibular do BS nem sempre é o vilão que a maioria pensa que ele é…sleep bruxism child hispanic

 

Mas temos vários motivos para não indicar TB para o BS, incluindo a falta de eficácia uma vez que não dispensa o uso da placa, risco de efeitos indesejáveis com o uso a longo prazo e, principalmente, porque  falta evidências que garanta o uso nos músculos de crianças normorreativas.

Vou citar apenas um efeito bem documentado na literatura, incluindo revisão sistemática: a TB provoca atrofia muscular mas que é dose-dependente. Nos casos de hipertrofia de masseter, p ex., esse efeito é justamente o que se busca na aplicação da TB. 😀
Mas pergunto… Se o bruxismo (principalmente do sono) tem duração indeterminada, os profissionais ficam aplicando nas crianças durante quanto tempo? Existe estudo longitudinal com protocolo de dose e tempo de tratamento seguros para músculos em fase de crescimento? Me passem a referência, por favor…

  • Resumindo…
    Não existe respaldo científico que assegure o uso de TB para bruxismo e ainda mais em crianças.
  • Para ficar claro…
    Não sou contra o uso da TB em outras condições. É uma ferramenta terapêutica muito importante e o CD deve tê-la no seu arsenal terapêutico, mas seu uso deve ser cauteloso e preciso.

Caso desejem refletir mais sobre o assunto, sugiro que leiam o editorial sobre o tema no site da Associação Brasileira de Odontopediatria.
Também fica a dica de leitura do documento emitido sobre o tema pela Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF). Esse documento foi discutido em assembleia em outubro passado, em Brasília. Para acessar clique aqui


Falando em bruxismo, rapidamente gostaria de dividir com vcs duas grandes emoções acadêmicas que tive nos últimos dias… 😀 😀

  1. Palestrar junto com o Prof Gilles Lavigne no Ciomig (em BH ❤ ) em um Simpósio de Odontologia do Sono, organizado pelos Profs  Madalena e Márcio Rabelo da PUC-MG. Além do Prof Lavigne, a querida Profa Lourdinha Rabelo deu show na sua palestra nesse evento.

    Lavigne 1
    Encontrando um ídolo… Prof Lavigne!
  2. Assistir o Prof  Frank Lobbezoo no meeting da IADR em San Francisco, Califórnia. Nesse evento apresentei uma pesquisa sobre bruxismo infantil e distúrbios do sono conduzida pela minha orientada de Doutorado, Nélia Sampaio.

    Lobbezoo 1
    Outra fera em bruxismo: Prof Lobbezoo

Muitos motivos para felicidade, não?? Se não fossem os relatos que tem chegado sobre crianças sendo submetidas a aplicação de TB, minha alegria seria maior. :/

Gd abç p todos e vamos seguir estudando para oferecer realmente o que há de melhor para o paciente!!

Anúncios

4 comentários sobre “Toxina botulínica em crianças para “tratar/controlar” bruxismo???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s