Mantra #1 – Bruxismo não é DTM…Bruxismo não é DTM… Bruxismo não é DTM…

Duas coisas distintas, que podem ou não estar presentes no mesmo paciente. Mas o que tem de gente confundindo as bolas não está escrito… Vamos lá:

Bruxismo é o nome dado a atividade de músculos envolvidos na mastigação caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes ou ainda quando o paciente movimenta (empurra) a mandíbula. Pode ocorrer durante o sono ou na vigília. Essa definição foi dada por Lobbezzo e cols em um consenso publicado em 2013 no Jornal of Oral Rehabilitation.

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação. A propósito, quer saber sobre DTM? Clique aqui  => site da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacialdtm-child-1

Diferentes, não? Então não podem ser confundidos!! Principalmente pelos colegas dentistas.

emoticon bravo

Além disso, entre os tipos de bruxismo, a ideia de que o bruxismo do sono está relacionado com DTM vem sendo colocada em xeque. Um artigo feito pela profa Karen Raphael e colaboradores (pesquisa muito bem desenhada e interessante!!) foi publicado em 2012 e, de lá para cá, essa relação vem sendo cada vez mais contestada.

O bruxismo da vigília parece ter uma associação causal mais forte com a DTM… Assim, esse tipo de bruxismo pode desempenhar um papel no início ou na exacerbação dos quadros dolorosos. Mas nem todo paciente que tem bruxismo da vigília tem DTM e vice-versa.

Ficou claro?? Vamos parar de confundir? 😀  Que bom!!
Agora repitam o mantra #1: bruxismo não é DTM… Bruxismo não é DTM…

E por falar em bruxismo… A agenda do Dia do Bruxismo de 2017 começará esse mês em Maringá! Eu e a Professora Juliana Stuginski Barbosa  estaremos na Dental Press no dia 18.06.17 – sábado para discutir e passar todas as novidades sobre o tema!

Gd abç a todos e #vamoquevamo  😉

P.S. – Por enquanto a nossa agenda do DB está assim…

agenda-2017-1

 

 

 

Anúncios

6 comentários sobre “Mantra #1 – Bruxismo não é DTM…Bruxismo não é DTM… Bruxismo não é DTM…

  1. Lucia Coutinho disse:

    Espetacular explicação👏👏
    Concordo plenamente
    Parabéns amiga querida e competente profissional que eu admiro muito , Adriana Ortega .
    Abraços
    Lucia Coutinho
    Odontopediatra

    Curtir

  2. Carmen Ilka disse:

    Otimo artigo e comentarios.
    Gostaria de saber como acessar o questionario para diagnostico de DTM e bruxismo que voce usa, e citou no curso em Uberaba.
    Abraço e aguardo seu retorno.

    Curtir

    1. adrianaliraortega disse:

      Olá Carmen! Obg pela gentileza! Na verdade eu não falei sobre diagnóstico de DTM em Uberaba, falei sobre fatores associados. Para estudar diagnóstico de DTM sugiro o livro da Associação Americana – AAOP . Para o diagnóstico de bruxismo, você pode achar os dados a serem questionados no capítulo de bruxismo do Anuário 2 de Odontopediatria ou no último livro que a Profa Salete lançou. Os questionários que usamos no CEBDOF ainda não estão disponibilizados em publicações pq ainda estamos trabalhando na validação deles.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s