Dentifrício com flúor: recomendado para todas as idades! Pq será que é tão difícil entender isso?

Flúor: substância química que, dentre outras características, protege os dentes contra a ação de bactérias causadoras da cárie. Ponto. Deve ser usada desde o aparecimento dos primeiros dentes decíduos. Ponto 2!
Faz mal? Pode fazer… Assim como o sal e o açúcar!!! Tudo demais é prejudicial… O importante é o equilíbrio (até no amor é assim…<3  ai,ai…#momentofilosófico)

paracelsus

(Paracelso – Médico e físico do séc. XVI)

As associações de cunho científico que abordam o tema recomendam o uso do dentifrício fluoretado acima de 1000 PPM. Aproveito para mencionar o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (GRUPO) e a Associação Brasileira de Odontopediatria, sendo que essa última disponibiliza documento sobre esse tema: clique aqui

Todas as diretrizes reforçam a importância para atenção em relação à quantidade e periodicidade: tamanho de um grãozinho de arroz duas vezes por dia é o suficiente em crianças que não sabem cuspir. Para saber mais:clique aqui.

Os benefícios da implantação de políticas de democratização do uso do flúor (água de abastecimento) foram refletidos na diminuição da frequência da doença cárie.

Em uma busca rápida no tema, podemos averiguar a importância dessa substância, tanto na prevenção como no tratamento da doença. Sugestão de leitura: Nóbrega DF, Fernández CE, Del Bel Cury AA, Tenuta LM, Cury JA. Frequency of Fluoride Dentifrice Use and Caries Lesions Inhibition and Repair. Caries Res. 2016; 19;50(2):133-140.  #pubmedverdeeamarela

Temos cientistas brasileiros de altíssimo nível, com inúmeros artigos publicados em revista de impacto e com o reconhecimento da comunidade científica internacional, que estudam esse tema.
No entanto, não é raro ver colegas recomendando dentifrício sem flúor para crianças…
PLOFT!  Tenho piripaque mas continuo sem entender quais as bases p isso…

desmaiei

Existem pessoas que são contra vacinas, contra flúor, acreditam em teoria da conspiração… Bom, mas aí é assunto p mais de metro! Quem sabe outra hora…

Mas e a  fluorose?? Existe! Mas vamos voltar ao primeiro parágrafo: só se houver excesso…

Falando em excesso… É feriado de Páscoa né?
Bom prestar atenção entre o equilíbrio entre chocolates e vinhos…
Muita paz e alegria p todos nós!! 😉

wine

Anúncios

2 comentários sobre “Dentifrício com flúor: recomendado para todas as idades! Pq será que é tão difícil entender isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s