Correção oclusal para “tratar” bruxismo do sono? Não.

Nessa semana fui marcada novamente em um post odontológico… O colega que me chamou atenção é um ex-aluno, mestre em DTM/DOF e o post era de um consultório de uma outra colega que discorria sobre bruxismo do sono infantil e, entre outras coisas, o texto dizia que crianças com bruxismo  precisavam fazer correção oclusal… Huuum…

Essa afirmação está equivocada quando analisada à luz das pesquisas mais recentes sobre bruxismo do sono. E olha que nem todas tão recentes assim… Em 1995, Vanderas e Manetas publicaram uma revisão bastante interessante no Pediatric Dentistry e já chamavam atenção para isso. Concluíram os autores: “early treatment of occlusal conditions to prevent bruxism is not scientifically justified” .

Ref: Vanderas AP, Manetas KJ. Relationship between malocclusion and bruxism in children and adolescents: a review. Pediatr Dent. 1995;17(1):7-12.

Já mencionei em outro post aqui no blog sobre a origem central dessa condição – Bruxismo do sono é fisiológico na infância? Será?.  Assim, não faz o menor sentido corrigir oclusão ou trabalhar músculos para cuidar da criança bruxômana, e nem recursos ortodônticos ou ortopédicos estão indicados para essa abordagem.

sleep bruxism child hispanic

A propósito… Mas qual o principal problema dessa informação andar solta por aí?  Ela faz com que pacientes sejam submetidos a tratamentos desnecessários!  E não pode!!! Existe custo financeiro e custo biológico envolvidos nessa situação.  Conceito para ser estudado: Prevenção Quaternária. Prevenção Quaternária é definida como o conjunto de ações que visam evitar danos associada às intervenções médicas e de outros profissionais da saúde como excesso de medicação ou procedimentos desnecessários.

Sugiro outra leitura interessante sobre o assunto publicado no International Journal of Health Policy and Management : clique aqui.

angry girl

Quer fazer abordagem adequada ao paciente com bruxismo? Precisa saber fazer diagnóstico, saber etiopatogenia, fatores associados e só depois o famoso “o que que eu faço…”. Tema amplo, impossível ser resumido e passado como uma receita de bolo sem que haja discussão crítica sobre as informações científicas.

Ou seja, estudar, estudar, estudar… Nesses tempos onde a ética está sendo tão exigida dos governantes, que tal fazermos nossa parte? Tratamento desnecessário nem pensar! Mínima intervenção sempre e estudar para oferecer Prática Clínica Baseada em Evidência , que é a conduta mais adequada para os cuidados em Saúde 😉

E para fechar o post, queria falar sobre minha alegria de ter estado no México na semana passada, em um Congresso de especialidades, palestrando sobre DTM, Bruxismo e Evidências Científicas.  A agenda ainda incluiu um worshop sobre placas e uma entrevista para a mídia leiga.  Ufa, ufa…  cansei mas fiquei feliz. 😀
Lindo país de pessoas hospitaleiras!

montagem méxico

Mas a mala daqui a pouco vai sair de casa de novo… Dia 01/abril (não é mentira!!!) Eu e o Fausto Mendes estaremos no Nordeste, mais precisamente em Aracaju para conversar  sobre esses temas … 😀
E… #vamoquevamo estudando sempre!! 😉

aracaju - protesto

Anúncios

4 comentários sobre “Correção oclusal para “tratar” bruxismo do sono? Não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s