Bruxismo do sono é fisiológico na infância? Será?

Tudo leva a crer que não. Vamos parar de dizer que é bruxismo na infância é fisiológico e deixar para lá sem se aprofundar muito no assunto! Bruxismo na infância pode ser entendido como sinalizador de que algo pode estar errado com o bem estar da criança e o Odontopediatra precisa investigar.

Obstruções de vias aéreas, por exemplo, devem ser investigadas visto que várias pesquisas identificaram essa associação. Se quiser estudar esse tema, o artigo da Grechi et al é um bom começo. Essa condição estabelece associação com bruxismo e apresenta clara plausibilidade biológica.
Ops… “Plausibilidade biológica”: é preciso estudar esse conceito… 😉

tome nota...
Imagem da página http://www.facebook.com/dororofacialevidencias

A anamnese da criança com bruxismo precisa ser direcionada para contemplar todas as situações clínicas que estabelecem relação causal com o ranger de dentes durante o sono. Procurem estudar quais as situações estabelecem associação com esse tipo de bruxismo. Sugiro a leitura do nosso capítulo:  Ortega, AOL, Zwir L, Guimarães AS. Bruxismo em Odontopediatria. In: José Carlos Pettorossi Imparato. (Org.). Anuário Odontopediatria Clínica: Integrada e Atual. 1ed.Nova Odessa SP: Editora Napoleão LTDA, 2015, v. 2, p. 128-133.

“Mas e na troca de dentição?” Esquece! Não vamos procurar nos dentes a causa do bruxismo porque o bruxismo é de etiologia central  e não periférica (repitam esse mantra… rsrs).
A leitura do artigo “clássico” do Prof Frank Lobbezoo é bastante recomendada =>  clique aqui

E por falar em bruxismo na infância… Profa Júnia Serra-Negra, da UFMG e que tb adora estudar bruxismo, me convidou para fazer parte da banca da tese de Doutorado da sua orientada Lívia Fulgêncio. Já falei aqui da outra banca que participei a convite dela. O título da tese da Lívia: “Bruxismo do sono, bullying verbal e satisfação de vida em adolescentes brasileiros”. Um show de pesquisa!! Vamos aguardar os artigos da super equipe mineira. 😀  Parabéns para todos!!!.

banca lívia
Na banca: Lucas Guimarães, Loliza Chalub, Maria Letícia Ramos-Jorge, eu, Lívia, Júnia e Isabela Pordeus

A propósito, essa associação bruxismo X estresse também merece muito estudo: não parece ser tão simples assim afirmar que a criança range os dentes dormindo pq está estressada…

Bruxismo… Esse assunto é um dos meus favoritos e foi tema da minha tese de Doutorado… Meu e da Juliana Stuginsky- Barbosa, minha bruxpartner no projeto Dia do Bruxismo (www.diadobruxismo.com). 😀

E vamos estudar!!!

folder Curitiba
Próxima parada do DB: Curitiba 😀
Anúncios

11 comentários sobre “Bruxismo do sono é fisiológico na infância? Será?

  1. Lívia Fulgêncio says:

    Professora Adriana Ortega, me sinto extremamente honrada em ser mencionada neste blog. Obrigada por todo conhecimento que nos passa. Você é demais! Tem uma fã, eu! Parabéns pelo post!

    Curtir

  2. Anny Wehr says:

    Professora Dri… O curso mal começou e já sinto o reflexo em mim da sua paixão e vontade de estudar. Espero que seja apenas o início de uma linda jornada “Odontopediátrica”. Já estou seguindo o Blog! Adorei! #OdontoPediatriaEmEvidência… Um gd Bjo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s