Criança, DTM e o rei nu

“Afinal, criança tem DTM?” Essa foi a pergunta que respondi para o Prof Roberto Garanhani no último número do Jornal da SBDOF e que se encontra disponível no site da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial.  Boa pergunta, Garanhani 😉

Como já mencionei em outro post, a frequência de DTM em crianças não é tão pequena para ser subestimada pelo odontopediatra. Avaliação clínica para esse fim deve estar incluída no protocolo de atendimento infantil.

jornal SBDOF 2

Mas por que existem pacientes com DTM? Muitos são os motivos hipotéticos atribuídos como associados ao quadro clínico e, aqui entra o “rei” do título desse post… No mesmo número do Jornal da SBDOF há uma entrevista feita pelo José Luis Peixoto com o Prof Charles Greene (super respeitado! uma fera!!) e ele menciona a história da “Roupa nova do imperador”  numa alusão ao entendimento dos fatores de risco para desenvolver DTM.

Na conto citado, as pessoas repetem que a roupa do rei está linda mesmo vendo o rei nu, para não destoarem do senso comum. E o Prof faz analogia do conto com o tempo do completo desconhecimento e muitas especulações sobre quais seriam fatores de risco p DTM. Podemos mencionar a repetição de algumas premissas como, p ex., má oclusão causando DTM… E hj já se sabe que má oclusão não causa DTM, mas muitos repetem essa afirmação. Ou seja… Para muitos, o rei continua nu.

Em uma outra parte da entrevista, diz o Prof Greene: “…algumas pessoas simplesmente não podem aceitar a prodigiosa quantidade de evidência científica caso ela contradiga suas crenças pessoais”. Hummm…  há muito para estudar, refletir e elaborar, não?

E para quem gosta desse tema, o Prof Greene recomenda a leitura de alguns artigos do projeto OPPERA, disponíveis no site  do “The Journal of Pain”.

 

Mas aconselho também ir no site da SBDOF e ler o Jornal pq tem muito mais informação sobre a área!! Parabéns para TODOS os colegas que participaram desse número e vamos seguindo nessa tarefa de discutir e divulgar conceitos que ajudem a melhor prática clínica possível!! #trabalhodeformiguinha 🙂

Adorei poder participar desse número!! Ficou ótimo! MUITO obrigada pelo convite, pessoal! 😀

jornal SBDOF 2 - capa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s