Postura X oclusão: uma associação contestada…

Sobre um tema que dá pano pra manga…

O conceito de que padrões oclusais sejam fatores causais de padrões posturais corporais não é unanimidade. Aparentemente os estudos que rechaçam essa hipótese estão pautados em critérios metodológicos mais rigorosos e imparciais.  Dispomos até de algumas revisões sistemáticas colocam em xeque essa relação, incluindo questões como  DTM e morfologia cranio facial:

E essas duas últimas são de autores brasileiros \o/  #pubmedverdeeamarela 😀

Geralmente as pesquisas que chegam a conclusão que postura corporal e oclusão dentária estabelecem relação, se detêm em um único parâmetro oclusal e um único parâmetro postural em populações não representativas e são estudos transversais. Apresentam ainda ausência de grupo controle, ausência de examinadores cegos e utilizam instrumentos de medida cuja validade não foi comprovada (validação de método).

Outro ponto a ser considerado  é o fato da idade ser fator de confusão na avaliação postural, visto que a postura apresenta padrões característicos em diferentes faixas etárias, e esse aspecto não foi devidamente controlado nos estudos que afirmam a associação.

Poussa MS et al. Development of spinal posture in a cohort of children from the age of 11 to 22 years. Eur Spine J. 2005;14(8):738-42.

E porque confiar mais em resultados de uma publicação do que nos de outra? Muitos aspectos devem ser considerados na avaliação crítica de um artigo, mas rapidamente…  Ouçam essa música (amooo!) e prestem atenção nessas três perguntas…

3 questions

No último número do Jornal da SBDOF foi publicada uma resenha que fiz sobre um artigo de revisão com esse enfoque e publicado em 2012 pelo Prof Daniele Manfredini e colaboradores. Caso você se interesse pelo tema, sugiro que procure fazer a leitura do artigo original.

Um outra revisão da Profa Ambra Michelotti e cols recomenda que pacientes não sejam submetidos a tratamentos oclusais (especialmente se irreversíveis e caros) para tratar ou prevenir alterações posturais.

Michelotti A et al. Dental occlusion and posture: an overview. Prog Orthod. 2011;12(1):53-8.

Por tudo que li e diante de tantas contestações pertinentes, não digo para os pais dos meus pacientes que alterando a oclusão vou influenciar na postura corporal da criança… Se amanhã estudos mais consistentes aparecerem e confirmarem essa associação de forma plausível, eu mudo meu discurso.

Particularmente não tenho interesse em “acreditar” nessa ou naquela vertente. Creio que nosso compromisso deve ser  com o conhecimento científico que apresente o melhor nível de evidências.  Simples assim…

Vamos seguir estudando!! 😀

alvin toffler

Anúncios

7 comentários sobre “Postura X oclusão: uma associação contestada…

  1. jl says:

    Ué… mas na internet tem um monte de figuras tipo essa do post que mostram exatamente isto!!! E dizem que segundo um tal de Bricot, ou Planas, ou Rocabado, ou … isso é uma verdade absoluta… a ponto de influenciar até uma especialidade odontológica (a OFM, eu acho!)… fiquei confuso, com o dizia o “macaco”… “eu só queria entender”!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vania D'Angelo says:

    Sempre contestaremos. E independente de todos os trabalhos que evidenciam ou que não evidenciam, jamais, jamais deixaremos de pensar observar e sermos humildes nos diagnósticos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s